Guaranésia é 19ª colocada no ICMS Solidário - Critério Esportes

Uma boa notícia para o esporte local; a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes nesta manhã divulgou através do Relatório dos Indicadores Preliminares do ICMS Solidário Critério Esportes referente ao ano base 2013, a relação das cidades que pontuaram no Índice de Esportes do ICMS solidário. Ressaltamos que no ranking das 357 cidades que pontuaram, Guaranésia ficou na 19ª posição, à frente de cidades como: Poços de Caldas, Alfenas, Guaxupé, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Uberaba...etc, Esta posição de destaque que Guaranésia alcançou deve-se a dedicação do Diretor do Departamento de Esporte e Lazer, que não tem medido esforços, sempre comprometido com a causa do esporte....mais

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DIABETES

No dia 20 de junho de 2014 reuniram-se no PSF SAÚDE É VIDA III os clientes diabéticos, onde foi ministrada palestra pela nutricionista Pâmela Ferreira com o tema alimentação.
O Diabetes é caracterizado pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue devido a uma deficiência na ação de um hormônio chamado insulina.
De acordo com o Ministério de Saúde (2000), a incidência de casos aumenta com o avançar da idade, atingindo em média 7,6% de indivíduos na faixa etária de 30 – 69 anos e atingindo 20% da população acima de 70 anos.
A alimentação do diabético dever seguir algumas orientações nutricionais para que se consiga manter o índice glicêmico dentro dos limítrofes da normalidade para que este tenha qualidade de vida.
Carboidratos: deve-se dar preferência aos carboidratos complexos, integrais e evitar os simples. Os integrais possuem mais fibras, vitaminas e minerais, ajudando a controlar melhor o nível de glicemia, visto que, sua digestão é mais lenta, promovendo desta forma também a saciedade, auxiliando no controle do peso.
Exemplos:
Complexos/ Integrais: pão de forma, arroz, macarrão ou pão francês integral.
Simples: alimentos a base de farinha de trigo (pão francês), macarrão, arroz e etc.
Proteínas: devemos consumir as de alto valor biológico e de baixo valor biológico também. São importantes, pois auxiliam na construção e reconstrução de tecidos do nosso organismo.
Exemplos:
Alto valor biológico: carnes de bovinos, peixes, frangos, leite e ovos.
Baixo valor biológico: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico.
Lipídeos (gorduras): são importantes para o organismo, pois promovem isolamento térmico, transporte de vitaminas A,D,E e K e reservam energia. Deve-se dar preferência para as mono e poliinsaturadas e evitar as saturadas e hidrogenadas.
Monoinsaturadas: azeitona, amendoim, azeite de oliva....mais