f9 f6 f7 f8

Na tarde desta segunda-feira (12) o prefeito Laércio Cintra Nogueira esteve na cidade de Paraíso onde ocorreu parte das comemorações alusivos aos 242 anos da Policia Militar de Minas, promovido pela 20ª Companhia de Policia Militar Independente.

Num clima de muita cordialidade e seguindo os protocolos da PM-MG, anfitrião do Tenente Coronel Joelmar Lucas de Andrade, Comandante da Divisão, recepcionou o público presente, formado por diversas autoridades civis e militares, abrilhantado pela Banda Musical do 12º BPM, havendo ainda a participação de vários prefeito da região.

Como parte do evento, o Comando da Unidade homenageou os parceiros que contribuíram para o aprimoramento e eficiência dos trabalhos prestados pela Polícia Militar à Comunidade dos treze municípios que a compõem. Foram premiados Policiais Militares que se destacaram profissionalmente nas modalidades operacional, administrativa e motorista padrão, havendo a premiação do Cabo Douglas Raimundo da Silva (Cabo Douglas) que atua na cidade de Guaranésia e se destacou como motorista padrão.

Atualmente a 20ª Cia PM Independente tem dado ênfase no Policiamento Comunitário, através de parcerias com segmentos importantes da comunidade, adotando-se uma nova maneira de fazer segurança pública, onde há o envolvimento comunitário de toda a sociedade na resolução dos problemas de Segurança Pública, contando ainda com o apoio imprescindível da Comunidade, ACASP, ACISSP, Imprensa, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Executivo e Legislativo, Guarda Municipal e demais seguimentos.

O prefeito Laércio destacou o importantíssimo trabalho realizado pela PM Mineira, em especial pela guaranesiana que, dentro da sua estrutura não mede esforços para oferecer um serviço de qualidade à população num todo, serviço este que se reverte em segurança e tranquilidade aos munícipes.

Parabenizou a exemplar atuação de Cabo Douglas, o qual com mérito têm prestado serviços a comunidade local. “Parabenizo a PM de Minas pelos seus 242 anos, e igualmente parabenizo todos os bravos PMs de Guaranésia, que comandados por Sargento Godói se destacam a cada dia mais, com uma atuação brilhante em favor da segurança de nossos munícipes.

Também parabenizo Cabo Douglas que há muitos anos dedica seus serviços à nossa cidade e aqui edificou família, o que nos torna orgulhosos de ter em nosso meio um cidadão de destaque” disse o prefeito Laércio.

História

A Polícia Militar de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil. Teve sua origem em 9 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, então capital da Capitania de Minas Gerais. A corporação conta com efetivo aproximado de 42 mil integrantes e uma frota que compreende cerca de 11 mil viaturas, sete helicópteros e dois aviões. É o único órgão do governo estadual presente em todos os 853 municípios, ou seja, em mais de mil e duzentas localidades, considerando-se distritos e outros aglomerados urbanos.

A PMMG está organizada em 19 regiões, um comando de policiamento especializado e 67 batalhões operacionais que executam o policiamento ostensivo geral, além de contar com diversas unidades especializadas, responsáveis pela repressão qualificada. Essas atividades demandam treinamento específico nas áreas de operações especiais, radiopatrulhamento aéreo, meio ambiente, trânsito urbano e rodoviário, entre outras.

Incremento na educação cidadã e na segurança

Em breve o município de Guaranésia, contará com um reforço policial o qual irá atuar no Distrito de Santa Cruz da Prata e também um nova turma do Programa Garotos Para a Paz, que irá atender a 100 crianças entre alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.