Santa Cruz do Prata, Distrito de Guaranésia!

SANTA CRUZ DA PRATA

O distrito de Santa Cruz do Prata situa-se a 16 km de distância da sede municipal. O acesso a Guaranésia se dá, a partir da cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, através do percurso BR-262; MG-050 e BR-491.

HISTÓRIA

Aos 27 dias do mês de dezembro de 1948, a cidade de Guaranésia foi agraciada com o distrito de Santa Cruz da Prata, partindo da lei n.º 336 que o criou, instalou e delimitou; embasado ainda pela lei federal n.º 556 de 30 de agosto de 1911, que reformou a divisão administrativa dos estados.
No ano de 1949, aos nove dias de abril, seus perímetros urbanos e rurais foram estabelecidos pela lei municipal n.º 25.
Aos cinco dias do mês de junho de 1949, o então prefeito, Sr. José Cristóvam Ramos, demais autoridades municipais, civis e eclesiásticas, anunciaram sessão solene a imprensa, a população, ao estado e a nação o novo distrito.
Ainda em formação, o distrito gozava de um clima saudável tropical, constava de 250 casas e aproximadamente 600 habitantes, pequeno número de prédios e 2 escolas primárias; todos construídos pela sua antiga povoação, que detinha o mesmo nome: Santa Cruz – devido a população religiosa, da Prata – porque o Rio Prata era de águas claras como prata.
Atualmente, o distrito possui por volta de 1.500 moradias e conta com uma população aproximada de 3.200 habitantes.

 

 

Free WordPress Themes, Free Android Games