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PAM – Pronto Atendimento Municipal

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Pronto Atendimento

  • Rua Dona Maria José, 379, Centro – Telefone: (35) 3555-3850
  • Horário de funcionamento: 24hrs
Unidade hospitalar destinada ao atendimento de urgência e emergência do município de Guaranésia, ou seja, pessoas que correm risco eminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações.
Urgência e emergência são dois termos usados na área da Medicina, sendo urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco de morte, e emergência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de perigo.

A Unidade é assim definida:
 
  • Médicos revezando em plantão que varia de 6, 12 e 24horas.
  • A equipe de Enfermagem :
– 12 auxiliares/técnicos de enfermagem: período diurno são cinco auxiliares/técnicos em Enfermagem sendo quatro na escala 12/36 e um 8hr/dia e dois no período noturno, em escala de 12/36. 
– Quatro enfermeiros, um em cada plantão, dois no dia revezando 12/36 e dois na noite. 
– Quatro recepcionistas, um em cada plantão de 12/36horas.
– Dois serviços gerais revezando plantão do dia em 12/36horas.
– Quatro motoristas, um em cada plantão revezando em 12/36horas

Equipe:
Médicos:
  • Silvio Delorenzo
  • Afonso Sarno Rolim
  • Paulo Cezar Abrão
  • Ieda Maria Brito F. Vilas Boas
  • Haroldo da Costa Lemos
  • André de Sá Perocco
  • José Monteiro Felipe Silva
  • Carlo Eugenio Espinoza Ramirez
  • Gabriel Antonio Freire Galante


Enfermeiros:
  • Aparecida Jesuína de Paula Gouveia
  • Bruna Fernanda Piconi
  • Eloísio da Conceição Chaves
  • Nathalia Ciarallo Mauer

Técnicos e Auxiliares de Enfermagem:
  • Bianca Narciso de Souza
  • Cássia Maria Cândido
  • Célia Santos de Souza
  • Daniela de Fátima Vieira
  • Kamilla Marques da Silva
  • Luiz Carlos da Silva
  • Maria Cristina Silva Panissa
  • Maria Regina Muniz Marcos Antônio de Carvalho
  • Marlene Aparecida Villas Boas Silva
  • Nadini Copertino Oliveira
  • Sirlane Aparecida Gomes da Silva
 

Recepcionista:
  • Janaína M. Cilene Tozo
  • Oswaldo Aparecido Elias
  • Rosa Maria Coelho Silva
  • Rosana Cabral Pires

Serviços Gerais:
  • Roseli Aparecida dos Santos
  • Marly Claudio Nogueira

Motoristas
  • Maurício Souza
  • João Batista Ramos Pinto
  • José Roberto Ramos Pinto
  • Valdemir dos Santos Batista

 Atribuições de Médico do Pronto Atendimento Municipal
  • É responsável por prestar atendimento de Urgência e Emergência passíveis de tratamento a níveis de pronto atendimento a pacientes tanto adultos como pediátricos( em caso de não haver médicos especialista em pediatria ) em demanda espontânea cuja origem é variada e incerta, responsabilizando-se integralmente pelo tratamento clínico dos mesmos.
  • Atender prioritariamente os pacientes de urgência e emergência identificados.
  • Prestar assistência integral aos pacientes de sua responsabilidade, prescrevendo os cuidados necessários;
  • Após as reavaliações dar o seguimento adequado ao paciente: alta, internação, encaminhamento ou transferência;
  • Solicitar exames complementares para o diagnóstico quando houver necessidade
  • Descrever em ficha de atendimento o histórico da doença e todas as condutas realizadas no paciente em tempo oportuno com data, horário, carimbo e assinatura;
  • Orientar os pacientes com relação às condutas e procedimentos prescritos para o mesmo;
  • Adotar critérios rigorosos na solicitação de procedimentos complementares e classificar se é de Emergência, Urgência ou Rotina;
  • Definir o Diagnóstico Provisório ou Definitivo do Paciente em no máximo 12 horas após entrada no Hospital;
  • Avaliação do quadro do paciente.

Atribuições da Enfermeira Responsável Técnica:
  • Participar da Alta Direção.
  • Planejar, organizar, dirigir e supervisionar o Serviço e as Atividades de Enfermagem.
  • Elaborar o quadro de pessoal de enfermagem, fazendo a distribuição qualitativa e quantitativa, estabelecendo um regime de trabalho eficaz.
  • Garantir a qualidade da Assistência.
  • Elaboração de políticas e procedimentos que orientam as atividades de avaliação e o cuidado de enfermagem na unidade.
  • Elaboração de políticas e procedimentos voltados para assegurar a adequação da supervisão do trabalho do pessoal de enfermagem no hospital.
  • Desenvolvimento de um processo de avaliação e de monitoramento da qualidade das ações de enfermagem prestadas em toda a unidade.
  • Convocar e presidir reuniões com pessoal de Enfermagem.
  • Avaliar e aprovar proposta de estágio, proposta por Escolas de Enfermagem.
  • Incentivar a equipe ao aprimoramento técnico científico através do estudo, freqüentando cursos, palestras e à leitura.
  • Avaliar relatórios e estatísticas das Unidades, verificando se estão corretos os dados levantados.
  • Responder em Segunda ou terceira estância, processos de queixa e reclamação dos funcionários de enfermagem, orientando-os a recorrer à estância Superior caso o julgamento seja desfavorável a ele.
  • Cumprir e fazer cumprir o presente Regimento e o Código de Ética da Enfermagem.
  • Participar da passagem e recebimento do plantão com a equipe interando-se do estado dos pacientes e andamento do Serviço na unidade.
  • Prestar cuidados diretos ao paciente sob revisão holística atendendo integralmente suas necessidades.
  • Assumir os pacientes mais graves da Unidade, acompanhando de perto a evolução do tratamento.
  • Planejar a alta do paciente, dando treinamento e orientação ao paciente e aos familiares quanto aos cuidados necessários após a alta, e continuidade do tratamento.
  • Solicitar intervenção dos demais profissionais da equipe multidisciplinar, quando necessário, para garantir a continuidade dos cuidados durante todo o período de assistência e com relação à alta.
  • Combater efetivamente a infecção hospitalar.
  • Incluir em suas ações a Educação Continuada, motivando a equipe, participando e facilitando a operacionalização dos programas de treinamento, reciclagens, cursos de atualização e implantação de novas técnicas e rotinas, etc.
  • Colaborar com a Responsável Técnica de Enfermagem em todos os empreendimentos planejados, sugerindo mudanças, atualizações e solução para problemas encontrados.
  • Trabalhar em equipe, cooperando com outros profissionais e Setores.
  • Avaliar condições de limpeza e manutenção das instalações e equipamentos, solicitando providências ao Setor competente quando necessário.
  • Supervisionar o trabalho do servidor da Farmácia quanto à dispensação e estoque de medicamentos, drogas, materiais, de modo a atender as necessidades da Unidade.
  • Observar e conscientizar a equipe para uso e observância obrigatória das Precauções Universais de Proteção e Segurança, prevenindo acidentes.
  • Avaliar a equipe e permitir que avaliem quanto ao seu desempenho e atuação no Serviço.
  • Fazer registro das ocorrências diárias.
 

Atribuições do  Técnico de Enfermagem
  • Receber e passar o plantão, conhecendo e informando sobre todas as ocorrências e necessidades dos pacientes.
  • Cooperar com o Enfermeiro na elaboração do Plano Diário de Cuidados da Enfermagem e no Planejamento da Alta do Paciente.
  • Executar e observar a execução do Plano Diário de Cuidados de Enfermagem.
  • Prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade e que exijam maior grau de conhecimento específico.
  • Ministrar medicamentos que exijam controle e cuidados especiais e conhecimentos específicos.
  • Acompanhar e auxiliar o médico, executando procedimentos junto aos pacientes sob sua responsabilidade.
  • Estar atento e atender as chamadas dos pacientes e comunicar qualquer alteração ou situação adversa ao enfermeiro.
  • Verificar o funcionamento das instalações da unidade do paciente, comunicando ao enfermeiro e Setor responsável necessidade de reparo.
  • Ajudar a prever e controlar material e medicamentos para o bom funcionamento da unidade.
  • Cooperar com a equipe de enfermagem e demais profissionais da equipe multidisciplinar das Unidades no desempenho de suas atividades.
  • Cooperar com os demais Serviços para melhor funcionamento da Unidade e atendimento ao paciente.
  • Cooperar para a melhoria da qualidade da Assistência de Enfermagem participando das reuniões, reciclagens, treinamentos, causas de atualização e colaborando com a implantação de novas rotinas e técnicas de enfermagem.
  • Registrar os procedimentos realizados no prontuário do paciente, anotar dados para fins de estatística e relatórios, ocorrências diárias.

Atribuições do recepcionista
  • Acolhimento do paciente, com emissão da ficha de atendimento;
  • Lançamento de atendimentos diários e controle das fichas de atendimentos;
  • Atendimento de telefone;
  • Agendamento de serviço de ambulância e comunicação ao motorista e equipe.
  • Alimentação do programa de SUS Fácil;

Atribuições do auxiliar de serviços gerais
  • Realizar a limpeza concorrente diariamente em toda Unidade ou limpeza terminal quando necessário;
  • Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS;
  • Manter seu local de trabalho organizado e limpo.
 

Atribuições do  motorista
  • Conduzir veículo terrestre de urgência destinado ao atendimento e transporte de pacientes;
  • Conhecer integralmente o veículo e realizar manutenção básica do mesmo.
  • Estabelecer contato telefônico com o Pronto Atendimento para comunicação;
  • Conhecer a malha viária local;
  • Conhecer os estabelecimentos de saúde da assistência local;
  • Auxiliar a equipe de saúde nos gestos básicos de suporte à vida;
  • Auxiliar a equipe nas imobilizações e transporte de vítimas

Realizar medidas de reanimação cardio respiratória básica.

TABELA DE CONHEÇA TBM

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