Uma Hemeroteca Digital para os estudantes de Guaranésia e região

A ONG GUARANÉSIA VIVA apresenta a HEMEROTECA DIGITAL DA IMPRENSA DE GUARANÉSIA, portal de periódicos municipais que proporcionará ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de jornais e revistas.

O evento de lançamento será em 29 de abril em Guaranésia e o acervo será disponibilizado com um link no site da Prefeitura para acesso público e gratuito on-line na internet.

Na HEMEROTECA DIGITAL DA IMPRENSA DE GUARANÉSIA você poderá a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer ônus, a edições que incluem desde os primeiros jornais criados na cidade – como o Monitor Mineiro e o Combate, ambos fundados nos anos de 1900 – a jornais extintos no século XX, como o Observador e Folha Mineira, entre outros.

Um trabalho minucioso que levou quase dois anos para ficar pronto. Foi preciso coletar e organizar o acervo formado por antigos jornais e revistas de nossa cidade. O material foi limpo, catalogado e finalmente digitalizado com tecnologia de ponta. São mais de seis mil imagens de páginas que foram arquivadas e possuem sistema de busca "boleana", ou seja, servem para combinar vários termos numa mesma pesquisa.Você digita uma palavra ou frase e o sistema busca ocorrências. Fantástico!

A Hemeroteca é um portal de antigos periódicos publicados no município que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de jornais e revistas.

Digitalizar os antigos jornais de Guaranésia é um sonho que temos desde 2001 quando Guaranésia ganhou o seu museu, a Casa da Memória.

As pesquisas de estudantes sobre a história de Guaranésia, sempre foi acessível, porém difícil com o manuseio dos antigos e velhos jornais no papel.

A pesquisa no museu poderá a partir de agora ser também on-line, com consultas diretas no acervo na Hemeroteca, podendo salvar e imprimir, tudo gratis.

A Hemeroteca Digital é um projeto realizado pelo guaranesiano, museólogo Prof. Me. Ivan Soares David em parceria com Ong GUARANÉSIA VIVA com apoio do Fundo Estadual de Cultura (0674/01/2015), da Prefeitura Municipal e Secretaria da Municipal de Cultura de Guaranésia. A Hemeroteca Digital da Imprensa de Guaranésia tem entre os seus objetivos, facilitar o acesso ao conhecimento e ao acervo da Casa da Memória de Guaranésia. Busca oferecer o melhor de nossa história jornalística a todos os estudantes, pesquisadores e cidadãos. Esperamos que apreciem!

Att. Equipe da Ong Guaranésia Viva e Prof.Ivan Soares David
APOIO: Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (0674/FEC/2015) e Prefeitura Municipal de Guaranésia.
AGRADECIMENTOS: Prefeitura Municipal de Guaranésia, Consult Contabilidade, Jornalista Luis Nassif, Vereadores Dr. Donizete Ribeiro do Valle e Felipe NardiLaudade, Profa. Rosane Scucuglia, Profa. Maria Helena S. D. Torres, Daniel Silva, Edgar Panissa, Carlos Alberto Nardi, Jornal Folha do Povo, Gráfica Real e Taxi do Rosevaldo.

Acesse clicando aqui!